A Esquizofrenia e o Espiritualismo – Seus Aspectos Psicológicos, Biológicos e Espirituais

Por: Ryath (Pesquisado, mas também inspirado por Marcelinho)

A palavra Esquizofrenia é a soma de Esquizo (significa mente) e frenia (significa partido).
Esquizofrenia significa menta partida, e nesse transtorno o que acontece é que a mente é como um espelho quebrado em muitos pedaços.
A cada surto psicótico que a pessoa tem, ela vai piorando.

Os Transtornos Mentais e seus Tratamentos
Todo transtorno mental tem causas psicológicas, biológicas, energéticas e espirituais, e não é diferente com a Esquizofrenia.
Então se todo transtorno mental tem essas quatro causas, o que acontece é que ele pode ser tratado biologicamente (com remédios receitados por psiquiatras), psicologicamente, (com terapias e homeopatia), energéticas e espirituais usando tratamentos de bioenergia e religiosos (desobsseção, limpeza energética, proteção, cura espiritual e aquisição de evolução espiritual por energia).

Aspectos Biológicos da Esquizofrenia
Os aspectos biológicos da esquizofrenia são a disfunção de células cerebrais, que em determinadas circunstâncias e idade podem trazer seus sintomas, que são delirantes e também trazem alucinações, e quanto menor a idade do paciente, mais prejuízos traz, inclusive prejudicando sua personalidade.
Na Esquizofrenia cresce, e como traz aluminações, o paciente vai perdendo contato com a realidade, e perdendo a capacidade de responder o que o afeta, que são coisas da sensibilidade que as protegem, tanto físicas como emocionais, como a fome, o frio, a dor, a raiva, a culpa, o medo, o carinho, o afeto, sentindo perder os sentimentos e instintos, tendo apatia progressiva, mas que pode ser tratada com remédios e terapias, fazendo com que paciente tenha uma vida quase como de uma pessoa que não esse transtorno.

Os Delírios e a Mediunidade
São ilusões auditivas ou visuais, ou seja, a pessoa vê e escuta o que não existe.
Os delírios também são de perseguição e de grandeza na Esquizofrenia.
Porém a não sabemos, nós espiritualistas, que os delírios podem ser a visão ou audição do mundo espiritual, que configura que o paciente tem mediunidade.
Muitas vezes as pessoas que deliram em diversos males psicológicos, alteram ilusões com visões espirituais.
Compete aqui abordarmos a mediunidade, pois o texto é espiritualista e psicológico.
Mas todo mundo tem pelo menos um pouquinho de mediunidade.
Em alguns casos de delírio, as pessoas que os esquizofrênicos amam, eles podem delirar e achar que elas são seus piores inimigos.
Em delírios de grandeza, ele se acha melhor do que todo mundo, e isso é arrogância, não deixa de ser por causa do transtorno.
Ai podemos ver porque a Esquizofrenia é como um espelho quebrado em muitos pedacinhos, pois a mente se confunde toda.

A Psiquiatria e Psicologias Espiritas
A medicação psiquiátrica ameniza os delírios, mas também a mediunidade.
A medicação afeta a mediunidade, pois afeta a glândula pineal, que tem relação com a mediunidade.
Pesquisa da Psiquiatria Espirita mostram que é a glândula pineal que tem relação com a mediunidade.
Existe tanto a psicologia, como a psiquiatria espirita.
A Psicologia Espirita está muito ligada ao espirito de uma freira, que é Joana de Angelis, que psicografou muito sobre esse assunto.
A glândula pineal serve como uma antena para a captação do espiritual, e se constatou nela, como divulga o Psiquiatra Sérgio Felipe de Oliveira, que nos médiuns tem cristais nessa parte da anatomia humana.
É importante sempre tomar o remédio para ficar bem.
A psiquiatria espirita nos conta que todo transtorno mental aparece em médiuns, mas isso não significa que os médiuns normalmente tenham transtornos mentais, pois isso não ocorre, somente em alguns casos.
É recomendado que todo mundo que tenha transtornos mentais, siga um caminho de autoconhecimento, seja fazendo terapia, meditando, fazendo Yoga, Tai Chi Chuan, usando florais ou homeopatia, ou acupuntura, ou outros métodos, e justamente aqui no site temos muitas práticas para autoconhecimento, que é só você ler e fazer.
As curas psicológicas estão muito ligadas ao autoconhecimento e a Lei de Atração, que promovo os milagres através da fé, da visualização e a das afirmações.

Aspectos Espirituais Externos da Esquizofrenia
As causas são biológicas, como vimos, mas tem desencadeantes espirituais, como ataques de obsessores, que não podem causar essa doença, mas podem a estimular muito, trazendo mais sofrimento ainda ao paciente.
Com tratamentos espirituais podemos trabalhar energeticamente nesse transtorno, limpando e ajudando energeticamente.
Aí existem religiões com métodos energéticos que podem auxiliar, tratar e trabalhar na cura com energias.
A Umbanda, o Espiritismo, assim como métodos de energia, como magia da luz, podem ser enviadas para tratar e curar, mas não se deve, de forma nenhuma, abandonar o tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Aspectos Espirituais de Si Mesmo da Esquizofrenia
Porém para tratar a Esquizofrenia, é importante tratar todos os seus aspectos, psicológicos, biológicos, energéticos e espirituais.
Somos espíritos dentro de um corpo, mas nosso espirito é perfeito, porém o corpo não, então ele pode apresentar, justamente, transtornos, que não fazem parte do espirito, mas sim do corpo.
Em muitos casos os espíritos aceitam vir com a Esquizofrenia em sua encarnação, pelos mais diferentes motivos, desde altruísmo, para existir pessoas com esse transtorno, para cientistas criarem remédios mais avançados, ou até mesmo a cura, ou para eliminar karmas e desenvolver autoconhecimento.
Para se libertar da Esquizofrenia, precisa fazer os tratamentos, para aprender o que ela veio nos ensinar, ou seja, desenvolvermos a evolução espiritual, e vencer e transformar esse transtorno.
Tudo o que passamos de ruim pode trazer autoconhecimento. 
Pois sim, a Esquizofrenia pode ser transmutada, e quanto mais coisas o paciente fizer para isso acontecer, o quanto melhor é, e recomendo sempre usar a Lei de Atração, o meio mais forte e eficaz, porem ele tem um tempo, assim como todo tratamento para fazer.
Nossa espiritualidade está ligada a nossos sentimentos, mas um esquizofrênico, não perde sua luz, sua evolução espiritual, ela existe sim, e se manifesta nele, na pessoa física e encarnada.

 

Alguns Destaques: